Entre muitos caminhos que a informática educativa possibilita aos educadores para dinamizar as suas aulas e proporcionar novos caminhos de aprendizagem para seus alunos, está o blog, como uma ferramenta que tem o potencial de reinventar o trabalho pedagógico.
Os blogs são páginas na internet (Web), onde as pessoas escrevem sobre diversos assuntos de seu interesse. A tecnologia atual dos weblogs permite que os usuários publiquem conteúdos sem a exigência de familiaridade com essa ferramenta ou entenda de linguagem de programação. Diferenciam-se de um livro pela possibilidade de atualização rápida, frequente e da utilização de figuras, sons, vídeos e outros de maneira rápida, fácil e dinâmica. Outro diferencial dos blogs é a capacidade de interação: as pessoas podem colocar comentários sobre o que está sendo escrito, proporcionando tanto ao autor como para o leitor um exercício diário de reflexão, análise e criticidade.
Sendo uma excelente forma de comunicação, permite que grupos e pessoas interajam sem restrição temporal, pois o leitor pode registrar comentários acerca da exposição do blog em qualquer momento que desejar.
Seu uso na educação
Com o surgimento de ferramentas de publicação amigáveis, escolas, universidades e estudantes puderam começar a tirar proveito da internet como uma ferramenta que rompe barreiras da relação espaço/tempo, conectando culturas e línguas e permitindo a comunicação em escala global. Logo, o blog é uma ferramenta colaborativa e embora não tenha sido criado para este fim, foi na educação que ele se expandiu e ganhou força.
Pode ser utilizado como um laboratório de escrita virtual onde todos os membros podem agir, interagir e trocar experiências sobre assuntos de mesmo interesse. Os conceitos de interação, cooperação e colaboração que o blog permite trabalhar tem suporte nas teorias construtivistas e integracionistas cuja principal contribuição recai sobre a importância da interação social no processo de aprendizagem e desenvolvimento do ser humano. Pode ser utilizado pelos professores de diversas modalidades de ensino e de todas as áreas do conhecimento como uma ferramenta de co-autoria de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo em que vão criando o domínio da ferramenta.
Com todas estas vantagens, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira soma-se as demais instituições da rede pública ou privada e cria o seu espaço na internet como forma de estimular seus alunos e corpo letivo em suas atividades de aprendizagem e divulgar a comunidade escolar o que vem sendo realizado. Por sua vez, o resultado será a criação de um ambiente diversificado de aprendizagem que ampliam processos cooperativos de construção de conhecimentos ou que simplesmente informam, proporcionam a comunicação e interação entre a escola, estudantes, corpo letivo e pais.
Os blogs são páginas na internet (Web), onde as pessoas escrevem sobre diversos assuntos de seu interesse. A tecnologia atual dos weblogs permite que os usuários publiquem conteúdos sem a exigência de familiaridade com essa ferramenta ou entenda de linguagem de programação. Diferenciam-se de um livro pela possibilidade de atualização rápida, frequente e da utilização de figuras, sons, vídeos e outros de maneira rápida, fácil e dinâmica. Outro diferencial dos blogs é a capacidade de interação: as pessoas podem colocar comentários sobre o que está sendo escrito, proporcionando tanto ao autor como para o leitor um exercício diário de reflexão, análise e criticidade.
Sendo uma excelente forma de comunicação, permite que grupos e pessoas interajam sem restrição temporal, pois o leitor pode registrar comentários acerca da exposição do blog em qualquer momento que desejar.
Seu uso na educação
Com o surgimento de ferramentas de publicação amigáveis, escolas, universidades e estudantes puderam começar a tirar proveito da internet como uma ferramenta que rompe barreiras da relação espaço/tempo, conectando culturas e línguas e permitindo a comunicação em escala global. Logo, o blog é uma ferramenta colaborativa e embora não tenha sido criado para este fim, foi na educação que ele se expandiu e ganhou força.
Pode ser utilizado como um laboratório de escrita virtual onde todos os membros podem agir, interagir e trocar experiências sobre assuntos de mesmo interesse. Os conceitos de interação, cooperação e colaboração que o blog permite trabalhar tem suporte nas teorias construtivistas e integracionistas cuja principal contribuição recai sobre a importância da interação social no processo de aprendizagem e desenvolvimento do ser humano. Pode ser utilizado pelos professores de diversas modalidades de ensino e de todas as áreas do conhecimento como uma ferramenta de co-autoria de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo em que vão criando o domínio da ferramenta.
Com todas estas vantagens, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira soma-se as demais instituições da rede pública ou privada e cria o seu espaço na internet como forma de estimular seus alunos e corpo letivo em suas atividades de aprendizagem e divulgar a comunidade escolar o que vem sendo realizado. Por sua vez, o resultado será a criação de um ambiente diversificado de aprendizagem que ampliam processos cooperativos de construção de conhecimentos ou que simplesmente informam, proporcionam a comunicação e interação entre a escola, estudantes, corpo letivo e pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário